segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A cabrocha e a galinha


Até o início do século passado, o Centro do Rio de Janeiro concentrava a maior parte da população carioca, de modo que a distinção pública entre os mais ricos e os mais pobres se dava menos pela ocupação espacial que pela vestimenta e pelo tipo de habitação. Enquanto os primeiros habitavam os casarões e vestiam-se à lá França, os segundos moravam em habitações coletivas ou nas favelas e vestiam-se com o que dava.

Mas, na medida em que a cidade foi crescendo e se expandindo, as desigualdades sociais foram ficando cada vez mais marcadas espacialmente a partir dos pólos Zona Norte e Zona Sul, de modo que já na década de 1940, as diferenças entre esses dois Rios já era nítida.

Os bairros à beira-mar - Copacabana à frente -, beneficiados por uma série de melhoramentos promovidos por Cabrão e sua turma, despontavam como o lugar do novo - e rico - moderno.

A garota de Ipanema, muito antes de Tom e Vinícius, já era um tipo conhecido nos bondes que circulavam por aquelas bandas e que traziam "as mais lindas cabrochas do Rio", como diz a letra da marchinha "Lá vem o Ipanema", de Roberto Roberti e Marina Batista, gravado por Déo para a folia de 1948:

Lá vem o Ipanema, o bonde que nunca viaja sozinho
Lá vem o Ipanema, trazendo as mais lindas cabrochas do Rio
Quando ele entra triunfal no tabuleiro
Meu coração vibra mais forte que um pandeiro
É ele quem resolve meu problema
Trazendo Isabel, trazendo Marina, trazendo Iracema (https://www.youtube.com/watch?v=G_99QOAA2SQ)

Já nos bondes do outro lado da cidade, onde o estilo de vida (sub)urbano mal se distinguia completamente do rural, o ambiente não era assim tão propício ao flerte, pois seus passageiros tinham outras preocupações, como disputar espaço, no banco ou no estribo, com galinhas e outro animais, vide a "Tem galinha no bonde", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, gravada por Araci de Almeida para o Carnaval de 1942:

Tem galinha no bonde
Tem, tem, que eu vi
Galinha no bonde é abacaxi!
Pára, pára, desce, desce!
Salta, tem que saltar!
Galinha e outros bichos
Não podem viajar
Daqui a pouco o Juca
Traz o galo garnizé
Isso até tá parecendo
A Arca de Noé!

Um comentário:

  1. Danou-se! Eu que nunca fui "garota de Ipanema" ía ter que me valer da cautela. Na disputa por um lugarzinho, vai que "sem querer piso no pé de uma galinha e o garnizé cheio de quequerequé me belisca o pé"? Ademilde avisou! https://ouvirmusica.com.br/ademilde-fonseca/1149080/

    ResponderExcluir